Pular para o conteúdo principal

Sabonete de Colher


lembrancinha de nascimento

Oi Gente, tudo bem com vocês?!
Chegou a hora de mostrar o que eu fiz de lembrancinha de nascimento do Gael.

sabonete de colher Peter Paiva
revista Make
Quando eu engravidei, comprei uma revista de artesanato, a Make, da Editora Minuano, e vi um sabonete de colher feito pelo Peter Paiva (esse da foto ai ao lado), foi amor a primeira vista, não consegui pensar em outra coisa como lembrança, mas eu me questionei: sera' que eu dou conta de fazer isso, sera' que vai ficar muito caro?
Assisti aos vídeos do Peter Paiva algumas quinhentas vezes e fiz orçamentos, constatando que não era nada de mirabolante.
Louca que sou, fui pra São Paulo e comprei todos os vidros e parte dos materiais necessários, o restante comprei pela internet. Montei e imprimi as etiquetas e recortei os círculos de tecido para cobrir o vidro.
O próximo passo era começar a fazer os sabonetes, mas eu fiquei tao focada nos materiais, que só me dei conta depois que precisaria de um fogão elétrico e de uma panela esmaltada. E agora? La vai eu atrás disso também, a panela não achei, comprei um canecão que me disseram que era esmaltado e eu acreditei (rs); o fogão, eu improvisei, usei a minha churrasqueira elétrica :)

O resultado disso tudo? Olha o que eu sei fazer!

lembrancinha de nascimento
execução

sabonete de colher como lembrancinha
bagunça e desespero em ver tudo ensaboado 

Eu confesso que não foi tao fácil assim, e que só me aprimorei mesmo depois dos primeiros 30 vidros, ou seja, já tinha feito metade.
Achei que iria enlouquecer, foi um dia inteiro no meio dessa bagunça e no final da noite eu já estava enjoada da fragrância escolhida.

lembrancinha chevron cinza

Não satisfeita, tinha de fazer uma caixa a altura dos meus sabonetes, não podia simplesmente deixa-los dentro do guarda-roupa. Mas eu estava com um pouco de preguiça e fiz uma coisa mais rápida, mandei bordar o nome do Gael, fiz patch embutido na tampa "dos mais simples" e encapei de tecido o restante, usando os tecidos do enxoval. 

sabonete de colher

O resultado foi compensador...


Receita do Sabonete de Colher

material
  • 500 g de base glicerinada branca
  • 100 ml de essência
  • 150 ml de lauril
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco de babaçu
  • 1 colher rasa (cafe) de cremor de tártaro
  • 50 ml de extrato de aloe vera
  • corante base de água para cosméticos
material de apoio
  • base para apoio (usei tábua de vidro) 
  • faca de inox
  • panela esmaltada (usei uma marinex de vidro)
  • fogão elétrico (usei churrasqueira elétrica)
  • espatula de silicone
  • como medidor de líquidos
  • bacia plástica
  • fuet (batedor de claras)
  • batedeira
  • manga para confeitar e bico
Material de montagem
  • vidro com tampa, tipo de conserva (usei de 100 ml)
  • colher (usei descartavel, de cafe)
  • fita ou elastico
  • tecido
  • etiqueta adesiva personalizada

Modo de Preparo
Pique em cubos a base glicerinada, coloque na panela esmaltada e leve a fonte de calor. Quando estiver em estado líquido retire da fonte de calor, com a ajuda de uma espátula confira se esta tudo derretido e homogêneo, limpe as bordas da panela e tampe-a por 5 minutos, acrescente o óleo de coco de babaçu, misture até que dissolva e em seguida acrescente todos os outros materiais solicitados. Lembrando que o corante se coloca gota a gota, ate chegar ao tom desejado. Após este passo tampe a panela e espere baixar um pouco a temperatura para que não seja necessário bater muito no próximo passo e passe do ponto. Após baixar a temperatura com o auxílio do fuet, faça muita espuma, (nesta hora pode-se usar o mix elétrico ou a batedeira elétrica) assim que triplicar o volume da glicerina com a espuma, agora ao invés de bater  a base misture com o fuet para que a base mais pesada e quente do fundo da bacia comece a esfriar e fique tudo com a mesma consistência. A base começará a esfriar e engrossar, se ela estiver mesmo bem aerada neste ponto começará a estourar um pouco a espuma e murchar. Nesse caso, bata mais com o fuet ate ficar no ponto exato do chantilly usado na culinária. Em seguida, espatule bem e confira se não tem nenhum caroço de base mais dura.

Montagem
Coloque o chantilly pronto dentro da manga de confeitar com o bico já posicionado e encha os recipientes de vidro. Caso queira, salpique glitter por cima do chantilly. Sabonete finalizado! Capriche na embalagem, posicione uma colher ao lado e coloque a etiqueta explicativa.




Minhas Considerações

- use material de qualidade - principalmente a base de glicerina - faz toda a diferença, viu, experiencia própria;
"O BARATO SAI CARO!" 
- a panela esmaltada pode ser substituída por uma de vidro ou outro recipiente de vidro que possa receber calor (usei uma tigela marinex);
- o fogão elétrico foi substituído por uma churrasqueira elétrica (daquelas de resistência);
- a glicerina NÃO pode ser derretida:
  • na panela de alumínio, porque em contato com o metal ela oxida;
  • no fogão normal,  porque queima fácil;
  • no microondas, porque desidrata e perde qualidade (sabe aquele sabonete que você usa e fica rachadinho, então...);
  • em banho-maria, porque o vapor pode contaminar o sabonete com fungos e bactérias 



fontes:
http://www.peterpaiva.com.br/sabonete-de-colher-linha-gold/
https://www.youtube.com/watch?v=IPRowthmCRM
Revista Make, ano VII, n. 46
http://www.revistaartesanato.com.br/como-derreter-glicerina-para-fazer-sabonetes-artesanais

Comentários

  1. Oi! Karine, tudo bem?
    Estou pensando em fazer o mesmo sabonete para lembrancinha do meu baby.
    Como foi a reação das pessoas? Quero dar algo que fuja do tradicional e que surpreenda. Você achou que foi útil e surpreendeu? Obrigada. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Que bela e cheirosa lembrança!
    Aproveitando, caso queira saber mais sobre a confecção de sabonetes artesanais/naturais, basta visitar essa página clicando aqui.

    Atenciosamente,

    karen ♡

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhinhas - mini livro de oração

Lembrancinha para Batizado Em meio às festas de fim de ano, misturadas com o peru e a farofa, apareceram umas ovelhinhas... Sim, ovelhinhas, este foi o tema das lembrancinhas do batizado do meu sobrinho, do qual eu fui madrinha, ocorrido no dia 23 de dezembro (2018). Disponibilizo abaixo, para download gratuito, o modelo de mini livro de orações. Aqui mostro o livrinho com a capa impressa para o batizado do Samuel, mas para o modelo para download eu deixo em branco, assim fica mais fácil para fazer edição. capa - download página 1 - download pág. 2 - download pág. 3 - download pág. 4 - download A capa foi impressa num papel mais grossinho e as demais páginas, no papel sulfite (frente e verso) e tudo em impressora jato de tinta comum. Recortei a capa um pouco maior, centralizei as folhas e grampeei, como mostra a imagem abaixo. Pronto! Embalei o livrinho e o marca página juntos num saquinho de celofane, prontos para agradar os convidad

9 ideias para decorar corredor estreito

Praticamente todas as casas têm um corredor, seja ele pequeno ou não, largo ou estreito, que dá acesso aos quartos, que liga um cômodo ao outro. Aqui em casa o corredor dá acesso aos quartos e ao banheiro social, ele é pequeno, mede exatamente 5,55 metros por 0,98 cm de largura.  Há alguns meses apareceram umas rachaduras no teto e paredes do corredor e depois de repará-las eu fiquei com vontade de dar mais vida a este ambiente, porém sem gastar muito e sem fazer outra reforma. E a forma mais simples que consegui fazer, foi colocar os posteres fotográficos das crianças e quadro de recado com fotos da família. Solução que não me gerou nenhum gasto. Mas no futuro, quando for reformar a casa, pretendo adicionar alguns elementos que dão mais destaque ao corredor, como por exemplo uma boa iluminação.   Na foto acima, eu mostro o antes e depois do corredor da minha casa, em seguida, vem o vídeo da transformação.  Agora vamos ver as inpirações para deixar o seu corredor lindo e, mais importan

PAREDE DE TIJOLINHO DE GESSO (BRICK) - tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua

  Eu também fui "picada" pela famosa parede brick , ou seja, aquela parede de tijolinhos de gesso rústicos e aparentes, vista com frequência nas páginas de decoração e faça-você-mesmo do Instagran. Claro que essa parede não passaria por aqui despercebida.  Tudo começou com a compra da forma feita de 100% de silicone, que contém quatro moldes de tijolinhos, medindo 20 x 5 cm cada um.  A internet oferece uma gama de fornecedores, com preços variados e se você morar num grande centro, pode ter a sorte de encontrar na sua própria cidade e livrar-se da despesa com o frete. Eu comprei a minha forma na plataforma do Mercado Livre.  Material usado para a fabricação de 4 tijolos (quantidade da minha forma) : - 500 ml de água - 500 g de gesso - 1 colher (sopa) de sal Vídeo explicativo logo abaixo Como eu comprei somente uma forma, fazia 4 tijolinhos por vez. Mas para acelera o processo de secagem do gesso, incorporei o sal na mistura. Portanto, pra quem pergunta, para que serve o sal?