Pular para o conteúdo principal

Brincadeiras para chá de bebê ou chá de revelação


Atualmente tem-se dado muita ênfase para festas como Chá de Bebê e Chá de Revelação. Eu já organizei o meu próprio Chá de Revelação e também o Chá de Revelação da minha irmã;  e  para a festa não se tornar monótona e sem graça, o ideal é fazer brincadeiras para envolver os convidados e a gestante.

Comece com as brincadeiras que recompensem os convidados com pequenos brindes.

1) Intuição dos convidados – todos os convidados dão os seus palpites. Neste caso todos ganham uma lembrancinha, vale qualquer coisa que identifique o palpite, ou seja, lacinhos, bigodes, gravatinhas, tags nas cores rosa e azul. Use a criatividade.


2) Circunferência da barriga – cada convidado corta um pedaço de barbante e o dono daquele que coincidir com o tamanho da circunferência da barriga é o vencedor.

3) Enxuga gelo – esta brincadeira precisa de preparo antecipado. Congelam-se em forminhas de gelo ou em copinhos de plástico, miniaturas de bonecas, daquelas peladinhas, encontradas em loja de artigos para festa. Na hora de brincar, entregue para os convidados uma pedrinha de gelo e aquele que primeiro fazer o gelo derreter grita: a minha bolsa estourou!
É legal entregar os cubos de gelo para todos os convidados no início da festa e explicar como funciona a brincadeira e a seguir continuar a festa, ir fazendo outras dinâmicas, assim a surpresa é iminente.

Brincadeiras para adivinhar o sexo do bebê:

    1) Talheres – Esconde embaixo de duas almofadas, respectivamente um garfo e uma colher e pede para a grávida sentar-se em cima de uma das almofadas. Se sentar em cima da colher, o bebê é menina, se for em cima do garfo, é menino.

2) Agulha – coloca-se linha numa agulha e posicione-a sobre a mão da grávida. Se balançar em movimento de pêndulo, é menino, se for em círculo, é menina.

3) Aliança – passa um fio de cabelo da gestante dentro da aliança e posicione-a sobre a sua barriga, e conforme a brincadeira anterior, se balançar em pêndulo, é menino, se for em círculo, é menina.

4) Punho de feijão – pede para a grávida pegar um punhado de feijão. Contam-se os grãos. Número par é menino, número ímpar é menina.

5) Tabela Chinesa – soma a idade lunar da gestante com o número correspondente ao mês da concepção. Para saber a idade lunar é só acrescentar 1 ano à idade atual, com exceção das nascidas nos meses de janeiro e fevereiro (que prevalece a idade atual).

6) Cálculos – soma-se a idade do pai com a idade da mãe e do resultado, subtrai 1. Se o resultado final for par, é menino, se for ímpar, é menina.

07) Nome dos pais – soma-se a quantidade de letras dos nomes dos pais. Se o resultado for ímpar, é menina, se for par, é menino.

08) Calendário Maia – Compara a idade da gestante quando engravidou com o ano em que ficou grávida. Se os dois números forem pares ou se forem ímpares, é menina; se forem diferentes (1 par e 1 ímpar), é menino.

9) Formato da barriga – analisa-se a barriga da grávida, se for pontuda, é menino, se for redonda e baixa, é menina.
foto by Andrew Seaman
10) Paladar – pergunta-se à grávida o que sente mais vontade de comer, doce ou salgado? Se for doce, é menina, se for salgado, é menino.

11) Queixo – aperta-se o queixo da gestante, se formar uma fenda, é menina, se não aparecer nada, é menino.

12) Palma das Mãos – pede-se para a grávida mostrar uma das mãos, se mostrar com a palma para cima, é menino, se for com a palma para baixo, é menina.

13) Alquimia – corta-se meio repolho roxo em tamanhos médios, misture com água e cozinhe. Misture na mesma proporção, a água do cozimento do repolho com a urina da gestante (dê preferência à primeira urina da manhã). Se a coloração for próxima ao roxo, é menina, se for rosada/vermelha, é menino.
foto by Laury Raiken
14) Química – misture duas colheres (sopa) de bicarbonato de sódio com a urina da gestante (dê preferência à primeira urina da manhã). Se borbulhar, é menino, se não tiver reação, é menina.

15) Pele – se a pele da gestante melhorou após engravidar, é menino; se ficou mais opaca, oleosa ou com acne, é menina.

16) Batimentos cardíacos – analisa-se os batimentos cardíacos do bebê. Se for acima de 150 bpm, é menina; se for abaixo de 150 bpm, é menino.
foto by Bich Ngoc Le
17) Coração de galinha – pega um coração de galinha e faça um pequeno corte no centro, leve para cozinhar. Se após o cozimento a fenda estiver mais aberta, é menina; se permanecer igual, é menino.

18) Pelos da barriga – se os pelos da barriga da gestante estiverem todos na mesma direção, como se fosse uma linha, o bebê é menino; se estiverem todos bagunçados, é menina.

São várias opções de brincadeiras e algumas muito fáceis de fazer, com objetos que todo mundo tem em casa, mas o ideal é que a gestante tenha alguém que a ajude no preparo antecipado das brincadeiras para não deixar os convidados esperando e não quebrar o clima.

Se alguém fizer alguma dessas brincadeiras me conta aqui nos comentários ou se conhecer alguma diferente, também me conta.


Comentários

  1. Oi Karine... eu não tive Chá de Revelação de nenhum dos meus três filhos... fizemos um encontro familiar para que todos soubessem e sorteamos o padrinho entre os irmãos do meu marido, rsrsrs Essas brincadeiras mais antigas como a do garfo e colher e do coração de galinha eu lembro de quando era criança!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Oi Karine,
    Adorei as brincadeiras e também as simpatias. Muito legal.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhinhas - mini livro de oração

Lembrancinha para Batizado Em meio às festas de fim de ano, misturadas com o peru e a farofa, apareceram umas ovelhinhas... Sim, ovelhinhas, este foi o tema das lembrancinhas do batizado do meu sobrinho, do qual eu fui madrinha, ocorrido no dia 23 de dezembro (2018). Disponibilizo abaixo, para download gratuito, o modelo de mini livro de orações. Aqui mostro o livrinho com a capa impressa para o batizado do Samuel, mas para o modelo para download eu deixo em branco, assim fica mais fácil para fazer edição. capa - download página 1 - download pág. 2 - download pág. 3 - download pág. 4 - download A capa foi impressa num papel mais grossinho e as demais páginas, no papel sulfite (frente e verso) e tudo em impressora jato de tinta comum. Recortei a capa um pouco maior, centralizei as folhas e grampeei, como mostra a imagem abaixo. Pronto! Embalei o livrinho e o marca página juntos num saquinho de celofane, prontos para agradar os convidad

9 ideias para decorar corredor estreito

Praticamente todas as casas têm um corredor, seja ele pequeno ou não, largo ou estreito, que dá acesso aos quartos, que liga um cômodo ao outro. Aqui em casa o corredor dá acesso aos quartos e ao banheiro social, ele é pequeno, mede exatamente 5,55 metros por 0,98 cm de largura.  Há alguns meses apareceram umas rachaduras no teto e paredes do corredor e depois de repará-las eu fiquei com vontade de dar mais vida a este ambiente, porém sem gastar muito e sem fazer outra reforma. E a forma mais simples que consegui fazer, foi colocar os posteres fotográficos das crianças e quadro de recado com fotos da família. Solução que não me gerou nenhum gasto. Mas no futuro, quando for reformar a casa, pretendo adicionar alguns elementos que dão mais destaque ao corredor, como por exemplo uma boa iluminação.   Na foto acima, eu mostro o antes e depois do corredor da minha casa, em seguida, vem o vídeo da transformação.  Agora vamos ver as inpirações para deixar o seu corredor lindo e, mais importan

PAREDE DE TIJOLINHO DE GESSO (BRICK) - tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua

  Eu também fui "picada" pela famosa parede brick , ou seja, aquela parede de tijolinhos de gesso rústicos e aparentes, vista com frequência nas páginas de decoração e faça-você-mesmo do Instagran. Claro que essa parede não passaria por aqui despercebida.  Tudo começou com a compra da forma feita de 100% de silicone, que contém quatro moldes de tijolinhos, medindo 20 x 5 cm cada um.  A internet oferece uma gama de fornecedores, com preços variados e se você morar num grande centro, pode ter a sorte de encontrar na sua própria cidade e livrar-se da despesa com o frete. Eu comprei a minha forma na plataforma do Mercado Livre.  Material usado para a fabricação de 4 tijolos (quantidade da minha forma) : - 500 ml de água - 500 g de gesso - 1 colher (sopa) de sal Vídeo explicativo logo abaixo Como eu comprei somente uma forma, fazia 4 tijolinhos por vez. Mas para acelera o processo de secagem do gesso, incorporei o sal na mistura. Portanto, pra quem pergunta, para que serve o sal?