Olha o que eu sei fazer!: PAREDE DE TIJOLINHO DE GESSO (BRICK) - tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua

04 outubro 2020

PAREDE DE TIJOLINHO DE GESSO (BRICK) - tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua

04 outubro 2020

 


Eu também fui "picada" pela famosa parede brick, ou seja, aquela parede de tijolinhos de gesso rústicos e aparentes, vista com frequência nas páginas de decoração e faça-você-mesmo do Instagran. Claro que essa parede não passaria por aqui despercebida. 

Tudo começou com a compra da forma feita de 100% de silicone, que contém quatro moldes de tijolinhos, medindo 20 x 5 cm cada um. 
A internet oferece uma gama de fornecedores, com preços variados e se você morar num grande centro, pode ter a sorte de encontrar na sua própria cidade e livrar-se da despesa com o frete. Eu comprei a minha forma na plataforma do Mercado Livre. 

Material usado para a fabricação de 4 tijolos (quantidade da minha forma):
- 500 ml de água
- 500 g de gesso
- 1 colher (sopa) de sal

Vídeo explicativo logo abaixo




Como eu comprei somente uma forma, fazia 4 tijolinhos por vez. Mas para acelera o processo de secagem do gesso, incorporei o sal na mistura. Portanto, pra quem pergunta, para que serve o sal? É para o tijolinho secar mais rápido.

A parede escolhida foi a de um lavabo e parte dela, aproximadamente 1/4, já era revestida com azulejo, pois originalmente a parte de alvenaria, onde está o espelho, era uma porta.

Foi necessário retirar todo o revestimento para que a parede ficasse igualada no mesmo nível. Esse processo durou, praticamente um dia.

Também achei por bem passar uma fina camada de massa corrida na parte da parede que estava os azulejos, para finalmente, nivelá-la. Em seguida, "picotei" a parede para melhor aderência do gesso-cola, ou seja, fiz leves buraquinhos na parede.
Para assentar as peças é necessário um outro tipo de gesso, o chamado "gesso cola", que misturado com água, de maneira correta, adquire uma consistência de argamassa, que demora de 40 a 50 minutos para endurecer. Recomendo que faça quantidades pequenas de gesso cola para que não haja desperdício, pois ele pode endurecer antes que você termine de usá-lo.

Como preparar o gesso cola (não tenho vídeo explicativo)

Coloque água em uma vasilha e polvilhe (POL-VI-LHE) pausadamente o gesso sobre a água até que todo o líquido fique encoberto. Deixe descansar por uns minutos; quando gesso absorver toda a água comece a mexer com uma espátula. Mexa vigorosamente até virar uma mistura cremosa. O tempo de cura varia de 40 a 50 minutos.

Por tratar-se de um ambiente que, eventualmente, será lavado, deixei um espaço de aproximadamente 2 cm a partir do chão e coloquei uma madeirinha para fazer esta altura e apoiar os tijolinhos.

A forma de assentamento escolhida foi a amarrada com transpasse de 50%, ou seja, comecei a primeira fileira com um tijolinho inteiro e fui colocando um ao lado do outro até o final. Na segunda fileira, comecei com meio tijolo e assim sucessivamente. Nesta parede há um interruptor e foi preciso fazer recortes nos tijolos, para isso usei um estilete. Retirei a parte do espelho da tomada e desparafusei um pouco para ficar sobressalente aos tijolos. O acabamento foi com junta seca, ou seja sem rejunte.

Alguns exemplos de amarrações de tijolinhos:
fonte:José Vitor de Azevedo Arquiteto


Comecei assentando os tijolos sentada no chão, depois usei um banquinho, fiquei em pé, subi na cadeira e por fim foi preciso usar uma escada. A última fileira deu um pouco de trabalho porque precisei cortar os tijolos bem fininhos e isso acabava por quebrá-los. Acredito que os meus tijolinhos não estavam totalmente secos, talvez por este motivo tenha dificultado os recortes.


Regjuntei somente as duas fileiras rentes ao chão para evitar infiltração de água, pois, como já disse, o ambiente é um lavabo e poderá ser lavado eventualmente.

A próxima etapa é DESNECESSÁRIA, NÃO FAÇA!
Acreditando que seria um impermeabilizante, usei um selador acrílico que tinha sobrado de uma reforma em casa. Passei uma demão generosa do produto. Dias depois, a parede começou a "pipocar". Acredito que houve uma reação química e todo o sal colocado na massa do tijolo foi expelido. Gente, por favor, não me pergunte o que aconteceu. Já pesquisei e não encontrei resposta.
 
Eu passava a mão na parede e saía um pós branco, até que a minha filha teve e brilhante ideia de experimentar e confirmou ser salgado. Passei uma vassoura limpa em toda a extensão da parede, retirei o excesso de pó e pintei de branco, com tinta acrílica fosca.

Medida da parede (AxL) -  2,90 X 1,60 m ou 4,64 m². Em 3 dias foram fabricados aproximadamente 420 tijolos e assentados uma média de 360. Houve uma perda de uns 30 tijolos, que racharam ou se quebraram durante o processo. E sobraram mais 30 tijolos, que eu guardei para eventuais reparos e substituições. 

Quantidade de material usado................valor
Forma e frete..............................................56,00
60 Kg de gesso.........................................120,00
20 Kg de gesso cola...................................20,00
2 Kg de sal....................................................2,00
TOTAL......................................................198,00 
Não contabilizei o rejunte, o selador e a tinta, pois já tinha em casa.

Pergunta que não quer calar: valeu a pena, compensou financeiramente? 
SIM, MUITO.

DICAS PRECIOSAS (que eu aprendi com a prática):

1- o sal acelera o endurecimento do gesso;
2- água quente também acelera o tempo de secagem do gesso, portanto, água quente e salgada, acelera mais rápido ainda;
3- até o método de mistura afeta o processo de endurecimento;
4- não passe selador, pule esta etapa, vá direto para a tinta acrílica;
5- quando as peças começam a esquentar, significa que estão endurecendo;
6- deixe secar os tijolos em ambiente seco e quente; o tempo frio dificulta a secagem;
7- pesquise o valor do material antes (eu paguei 100,00 no 1º saco de gesso e 40,00 no 2º, ambos da mesma marca e mesma quantidade. É inaceitável, mas é real.

==> Para ver os vídeos em tempo real da colocação dos tijolos, acesso o meu Instagran @olhaoqueeueseifazer e procure pela pasta "Parede de Brick".

💋 bjK



Um comentário:

  1. Jane Quintela de Carvalho4 de outubro de 2020 19:58

    Oi Karine, eu vi esse processo lá no Insta e achei muito bacana, você é de uma habilidade incrível... e paciência também.
    Ficou show!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente!

Todos os direitos reservados © Desenvolvido por Lorena Alves