Pular para o conteúdo principal

Bala de Coco (de chocolate)

Minha mãe faz bala de coco desde que eu me conheço por gente e é uma receita que aterroriza muita gente. Lembro-me de quando era criança, adorava experimentar as provinhas da bala, lembro-me também do caderninho de receita azul, bem surradinho, que ela usava. Hoje ela já faz a receita de cabeça. Em nossos aniversários nunca faltou bala de coco, agora a D. Lena faz balas para o aniversário da neta.

 Bala de Coco (de chocolate) da Lena
01 Kg de açúcar União
05 colheres (sopa) de achocolatado Nescau
01 vidro de leite de coco Sococo
01 vidro de água

como fazer bala de coco
(1) Coe o açúcar e o chocolate e (2) coloque-os com os demais os ingredientes numa panela alta e (3) mexa bem para incorporá-los. (4) Limpe a borda da panela para tirar o excesso de açúcar (uso guardanapo de papel).

receita de bala de coco
(5) Leve ao fogo e deixe ferver até dar o ponto. NUNCA mexa. Enquanto isso, higienize as duas partes da pia de granito (ou mármore) e passe margarina. (6 e 7) Depois de 20 min. Retire um pouco da calda, sem raspar o fundo da panela e despeje num prato (ou pote de sobremesa) com água. (8) Tente fazer uma bolinha com a massa que se forma.
Vá fazendo este procedimento até que batendo a bolinha na borda do prato perceba que a bala já está consistente e ouça o tilintar do vidro.

(9 a 11) Despeje a bala sobre a pia untada e espere alguns minutos para esfriar um pouco. Passe margarina nas mãos e comece a puxar e a puxar (é bom que tenha força, porque vai precisar) (12 e 13), até que a bala mude de cor (fica mais esbranquiçada) (14).

bala de coco de chocolate
(15 a 17) Estique a bala na pia e corte com tesoura ou faca. Depois de fria guarde em pote fechado, para que fique derretendo na boca.

Dicas.
1-Se estiver muito quente no dia, coloque assadeiras com pedras de gelo sobre a pia, isto ajuda a esfriar a bala e o puxa-puxa fica mais fácil.
2-Pode acontecer de a bala ficar puxa-puxa, ou seja, grudando no dente, ou de ficar açucarada, espere esfriar e abafe, ela ficará molinha depois.
3-O procedimento é o mesmo para fazer a bala de coco branquinha, é só retirar o achocalatado da receita.

Obs. não estou ganhando nada pra divulgar as marcas, trata-se de uma exigência da minha mãe (Lena).

Comentários

  1. Ka..
    Adorei a receita, essas balas fazem muito sucesso em festa.. amoo
    Aqui em casa tenho minha "formiguinha" se eu fizer acho q eles nem esperam esfriar rsrs

    Bjs
    "Dekoratie"

    ResponderExcluir
  2. Olá, Karine!
    Tenho paixão por esta bala! E que privilégio ter a mãe fazendo...Primeira vez aqui. Gostei e estou seguindo!

    ResponderExcluir
  3. Água na boca.
    Um dia quero testar.

    Beijos
    http://eitasoudonadecasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Karine,
    Faziam esta bala em casa qdo eu era criança e era meu aniversário. eu não arriscaria fazer em casa, pois me lembro que vira e mexe perdiam o ponto e ela ficava meio puxa puxa.
    Aproveite a semana.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  5. Oi Karine,
    Como você dividiu sua sorte comigo, citei você no blog hoje.
    Muita sorte para você neste meio de semana.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  6. Fiz tudo como a sua mãe ensinou, com os mesmos produtos e marcas e não deu certo. Porque será? Ficou duro e nem deu para esticar a massa. E estou acostumada a fazer as balinhas só de coco. Perdi toda a receita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhinhas - mini livro de oração

Lembrancinha para Batizado Em meio às festas de fim de ano, misturadas com o peru e a farofa, apareceram umas ovelhinhas... Sim, ovelhinhas, este foi o tema das lembrancinhas do batizado do meu sobrinho, do qual eu fui madrinha, ocorrido no dia 23 de dezembro (2018). Disponibilizo abaixo, para download gratuito, o modelo de mini livro de orações. Aqui mostro o livrinho com a capa impressa para o batizado do Samuel, mas para o modelo para download eu deixo em branco, assim fica mais fácil para fazer edição. capa - download página 1 - download pág. 2 - download pág. 3 - download pág. 4 - download A capa foi impressa num papel mais grossinho e as demais páginas, no papel sulfite (frente e verso) e tudo em impressora jato de tinta comum. Recortei a capa um pouco maior, centralizei as folhas e grampeei, como mostra a imagem abaixo. Pronto! Embalei o livrinho e o marca página juntos num saquinho de celofane, prontos para agradar os convidad

9 ideias para decorar corredor estreito

Praticamente todas as casas têm um corredor, seja ele pequeno ou não, largo ou estreito, que dá acesso aos quartos, que liga um cômodo ao outro. Aqui em casa o corredor dá acesso aos quartos e ao banheiro social, ele é pequeno, mede exatamente 5,55 metros por 0,98 cm de largura.  Há alguns meses apareceram umas rachaduras no teto e paredes do corredor e depois de repará-las eu fiquei com vontade de dar mais vida a este ambiente, porém sem gastar muito e sem fazer outra reforma. E a forma mais simples que consegui fazer, foi colocar os posteres fotográficos das crianças e quadro de recado com fotos da família. Solução que não me gerou nenhum gasto. Mas no futuro, quando for reformar a casa, pretendo adicionar alguns elementos que dão mais destaque ao corredor, como por exemplo uma boa iluminação.   Na foto acima, eu mostro o antes e depois do corredor da minha casa, em seguida, vem o vídeo da transformação.  Agora vamos ver as inpirações para deixar o seu corredor lindo e, mais importan

PAREDE DE TIJOLINHO DE GESSO (BRICK) - tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua

  Eu também fui "picada" pela famosa parede brick , ou seja, aquela parede de tijolinhos de gesso rústicos e aparentes, vista com frequência nas páginas de decoração e faça-você-mesmo do Instagran. Claro que essa parede não passaria por aqui despercebida.  Tudo começou com a compra da forma feita de 100% de silicone, que contém quatro moldes de tijolinhos, medindo 20 x 5 cm cada um.  A internet oferece uma gama de fornecedores, com preços variados e se você morar num grande centro, pode ter a sorte de encontrar na sua própria cidade e livrar-se da despesa com o frete. Eu comprei a minha forma na plataforma do Mercado Livre.  Material usado para a fabricação de 4 tijolos (quantidade da minha forma) : - 500 ml de água - 500 g de gesso - 1 colher (sopa) de sal Vídeo explicativo logo abaixo Como eu comprei somente uma forma, fazia 4 tijolinhos por vez. Mas para acelera o processo de secagem do gesso, incorporei o sal na mistura. Portanto, pra quem pergunta, para que serve o sal?