Pular para o conteúdo principal

Pão de Macaco (Pão doce)




Durante minhas visitas ao Pinterest, vi por diversas vezes a imagem de um pãozinho doce que me enchia a boca d´água e de fácil execução, cujo nome me causou estranheza "Monkey Bread", que traduzindo para o português significa Pão de Macaco. As fotos contidas no blog americano eram "quase" autoexplicativas. Resolvi pesquisar e descobri que este pãozinho doce surgiu na década de 50, nos Estados Unidos e recebeu o este nome por que o seu formato "em gomos" se parece muito com a polpa de uma fruta africana, muito consumida pelos macacos.
É muito difícil executar a receita americana de forma fiel, devido não encontrar os mesmos ingredientes usados por lá, por isso, resolvi adaptar, fui buscando informações na internet e a receita que mais me agradou foi a do blog A Cozinha Coletiva, na qual me inspirei:

Massa 
50 g de manteiga sem sal derretida
1 xícara de leite morno
1/3 de xícara de água morna
1/4 de xícara de açúcar refinado
10 g de fermento biológico seco (um pacotinho)
3 e 1/4 de xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de sal

Ingredientes para montagem:
01 xícara de açúcar mascavo
03 colheres de chá de canela em pó
100 g de margarina derretida fria
1/3 de xícara de glucose de milho (Karo)

Cobertura
leite condensado a gosto

Modo de preparo:
Unte com margarina uma fôrma de bolo com buraco no meio e forminha para cupcake
Amorne o leite e a água [teste a temperatura: você precisa conseguir manter a ponta do dedo dentro da mistura por pelo menos 10 segundos sem se queimar]. Junte a manteiga derretida, o açúcar e o fermento e misture bem. 
Numa tigela grande (ou bacia), misture a farinha, o sal e adicione devagar a mistura de líquidos à farinha. Depois de incorporar todo o líquido mexendo com uma colher de pau, amasse com as mãos, sobre uma superfície enfarinhada, até obter uma massa lisa e brilhante.
Unte uma tigela com manteiga, forme uma bola com a massa, coloque dentro da tigela e cubra com plástico filme. Coloque a tigela em um local quente e abafado e deixe crescer por 50 a 60 minutos, até dobrar de volume.

Enquanto isso, prepare a cobertura de açúcar e manteiga: Misture o açúcar mascavo com a canela em um prato e reserve. Em uma tigelinha, coloque a manteiga derretida. Reserve também.

É hora de dar forma ao pão: 
Retire com cuidado a massa da tigela e passe para uma superfície enfarinhada. Amasse delicadamente e faça bolinhas com a massa de tamanho igual. Passe as bolinhas na margarina e depois na mistura de açúcar e canela, a seguir distribua as bolinhas nas fôrmas.
Cubra as fôrmas com um pano de prato grosso, seco e limpo, e deixe em local abafado por mais 1 hora, até as bolinhas crescerem e passarem da altura da borda. Regue a massa com a glucose de milho.
Em forno preaquecido a 180 graus, leve o pão para assar por 35 minutos, até que a superfície fique marrom escura e o caramelo comece a borbulhar nas beiradas.
Retire do forno, deixe esfriar nas fôrmas por 5 minutos e então vire-as, com cuidado, sobre um prato de servir [não demore para desenformar o pão, caso contrário o caramelo endurece, prendendo a massa na fôrma]. Regue os pães com leite condensado a gosto.
Sirva ainda morno.
Fica dos deuses....






Comentários

  1. Que coisa mais tão boa! Além de saborosos, são lindos! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Karine,
    Deu água na boca. Vou ver se encontro a glucose por aqui e farei com certeza.
    Obrigada por compartilhar. Besitos e boa semana

    ResponderExcluir
  3. According to CEO Min-Liang Tan, Razer doesn’t want to take on the full cost of producing the system alone and it’s not gotten much help from potential OEM partners, who want guaranteed margins and sales projections before they’ll pull the trigger on something this off-the-wall.
    RS3 Gold

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhinhas - mini livro de oração

Lembrancinha para Batizado Em meio às festas de fim de ano, misturadas com o peru e a farofa, apareceram umas ovelhinhas... Sim, ovelhinhas, este foi o tema das lembrancinhas do batizado do meu sobrinho, do qual eu fui madrinha, ocorrido no dia 23 de dezembro (2018). Disponibilizo abaixo, para download gratuito, o modelo de mini livro de orações. Aqui mostro o livrinho com a capa impressa para o batizado do Samuel, mas para o modelo para download eu deixo em branco, assim fica mais fácil para fazer edição. capa - download página 1 - download pág. 2 - download pág. 3 - download pág. 4 - download A capa foi impressa num papel mais grossinho e as demais páginas, no papel sulfite (frente e verso) e tudo em impressora jato de tinta comum. Recortei a capa um pouco maior, centralizei as folhas e grampeei, como mostra a imagem abaixo. Pronto! Embalei o livrinho e o marca página juntos num saquinho de celofane, prontos para agradar os convidad

9 ideias para decorar corredor estreito

Praticamente todas as casas têm um corredor, seja ele pequeno ou não, largo ou estreito, que dá acesso aos quartos, que liga um cômodo ao outro. Aqui em casa o corredor dá acesso aos quartos e ao banheiro social, ele é pequeno, mede exatamente 5,55 metros por 0,98 cm de largura.  Há alguns meses apareceram umas rachaduras no teto e paredes do corredor e depois de repará-las eu fiquei com vontade de dar mais vida a este ambiente, porém sem gastar muito e sem fazer outra reforma. E a forma mais simples que consegui fazer, foi colocar os posteres fotográficos das crianças e quadro de recado com fotos da família. Solução que não me gerou nenhum gasto. Mas no futuro, quando for reformar a casa, pretendo adicionar alguns elementos que dão mais destaque ao corredor, como por exemplo uma boa iluminação.   Na foto acima, eu mostro o antes e depois do corredor da minha casa, em seguida, vem o vídeo da transformação.  Agora vamos ver as inpirações para deixar o seu corredor lindo e, mais importan

Torre Eiffel de papelão

Quem me conhece e segue o meu blog, deve ter visto no ano de 2018 a festa do pijama - Uma noite em Paris  que eu fiz pra minha filha. Tenho orgulho de dizer que foi linda e que tudo o que imaginei deu certo, inclusive a torre Eiffel de 2 metros de altura, feita com caixa de papelão. A festa teve duas edições: uma para a família e outra para as amigas, com direito a noite do pijama. Fiz de acordo com este projeto abaixo, da americana Kathy Barbro e disponibilizado no site  artprojectsforkids.org . Seguindo o esboço dela, você consegue fazer direitinho. Para facilitar, Kathy sugere que divida a torre em camadas.  Comece marcando o meio do papelão, a seguir divida-o em 4 partes. Faça estas marcações a lápis (bem faquinho), só para ajudar na hora de desenhar. Faça primeiro os dois pisos inferiores e depois o superior (o menor), que são representados pelos retângulos (2ª imagem). A seguir, faça as pernas, que estão entre os dois pisos inferiores e o "c