Pular para o conteúdo principal

Receitas: compartilhar ou não?

como fazer doce de leite condensado em pedaços

Doce de Leite Condensado em Pedaços

Ingredientes:
01 lata de leite condensado
a mesma medida de açúcar refinado
02 colheres (sopa) de margarina

Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes numa panela grossa (para não queimar o doce), mexa sempre e quando começar a grudar no fundo da panela, abaixe o fogo e continue mexendo até o doce ficar moreninho e desgrudar da panela, igual ao ponto de brigadeiro.
Retire a panela do fogo, coloque-a sobre um guardanapo molhado em cima da pia e mexa vigorosamente até começar aparecer cristais de açúcar e querer endurecer. Despeje o doce sobre a pedra da pia ou numa travessa de vidro untada. espere esfriar um pouco, e corte o doce no tamanho desejado.

Dica de ouro: se quiser adiantar o processo e não sofrer muito ou principalmente se for fazer 2 ou mais receitas, na hora de dar o ponto fora do fogo, use a batedeira de bolo.  Eu fiz isso e deu certo.

Agora, senta que lá vem história...

Já aconteceu de pedir uma receita pra alguém e este alguém lhe passar a receita errada ou pela metade, ou você já pegou uma receita mal elaborada, que não explicava como fazer?
Então, comigo já aconteceram as duas coisas ao mesmo tempo... eu pedi uma receita de doce de leite condensado, a pessoa me passou o link que me direcionou para um site bem conhecido, o primeirão do Google, mas a receita não dizia que deveria desligar o fogo e continuar mexendo até dar o ponto e a tal pessoa para quem eu pedi a receita, também não falou nada. Engraçado, ela já tinha feito e dado certinho...

A receita do site
(exatamente como está site)

  • 1 lata de leite condensado
  • a mesma medida da lata de açúcar
  • 2 colheres de margarina
Modo de preparo:
  1. leve ao fogo até desgrudar da panela
  2. normalmente fica com cor de doce de leite
  3. coloque em uma travessa para esfriar e corte em pedaço
Eu queria um doce de leite em pedaço, e a foto no site constava pedacinhos de doce de leite, mas o meu ficou um doce de leite puxa-puxa.

doce de leite condensado de colher

Na era do WhatsApp, mandei uma foto do resultado para a amiga que me deu a tal receita, com a legenda: "não deu certo"
Resposta da amiga: "esqueci de dizer que você tem que desligar o fogo e continuar mexendo até dar o ponto de corte."
Ah tá...
A essa altura, eu já tinha lido umas vinte receitas de doce de leite e claro, consultado a especialista em doce de leite da família. Conclusão, voltei aquela meleca pro fogo, até ficar moreninho, desliguei, coloquei a penela na pia e com uma colher de pau mexi rapidamente e quando começou a açucarar, despejei numa travessa untada.  

Tudo isso pra quê? 
Para testar se era fácil de fazer e se rendia bastante, pois queria fazer para o aniversário do Heitor, filho de uma amiga minha. 
A mãe do aniversariante aprovou, então mãos à obra.
Fizemos numa noite 5 receitas, que renderam, com sobra, 30 vidrinhos de papinha cheios.

Então minha gente, quando for passar uma receita pra alguém, passa direitinho e, mais, dá aquele truque que só você sabe pra deixar a receita mais gostosa e mais prática de fazer.
Fica a dica.


    Comentários

    1. Oi Karine,
      Minha madrinha fazia muito este doce quando eu era criança e até hj eu adoro.
      Por falar em receita pela metade... eu adoro sagu, mas não sou boa cozinheira. Fui num site e peguei receita de sagu. O tempo de cozimento estava errado e o meu sagu virou um grude!
      Bjs

      ResponderExcluir
    2. Oi Karine... eu já fiz este doce de leite e ficou uma delícia, colocamos
      em vidros também e minha filha vendeu na feira de empreendedorismo da escola!!!
      Beijosss

      ResponderExcluir
    3. Oi Karine, oque mais tem é gente que passa receita errada, Pepa vive falando, mas como ela tem mais experiencia que eu, ela não entra em tantas "frias".E o pior é perder o material.Seu doce deu água na boca. Vou guardar, vai que resolvo fazer um docinho.
      Beijos,Vi

      ResponderExcluir
    4. Me lembro ainda pequena que minha mãe fez vários bolos de chocolate que não deram certo por conta de uma amiga/vizinha que havia dado a receita errada. Para finalizar, a "amiga" fez o bolo para ela mas não passou a receita certa. Até hoje eu tenho vontade de comer daquele bolo.
      Até mais Karine!
      Beijos.

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Gostou? Não gostou? Comente!

    Postagens mais visitadas deste blog

    Ovelhinhas - mini livro de oração

    Lembrancinha para Batizado Em meio às festas de fim de ano, misturadas com o peru e a farofa, apareceram umas ovelhinhas... Sim, ovelhinhas, este foi o tema das lembrancinhas do batizado do meu sobrinho, do qual eu fui madrinha, ocorrido no dia 23 de dezembro (2018). Disponibilizo abaixo, para download gratuito, o modelo de mini livro de orações. Aqui mostro o livrinho com a capa impressa para o batizado do Samuel, mas para o modelo para download eu deixo em branco, assim fica mais fácil para fazer edição. capa - download página 1 - download pág. 2 - download pág. 3 - download pág. 4 - download A capa foi impressa num papel mais grossinho e as demais páginas, no papel sulfite (frente e verso) e tudo em impressora jato de tinta comum. Recortei a capa um pouco maior, centralizei as folhas e grampeei, como mostra a imagem abaixo. Pronto! Embalei o livrinho e o marca página juntos num saquinho de celofane, prontos para agradar os convidad

    Camisetas personalizadas Frozen

    O que usar na festa do aniversário??? Camisetas personalizadas!!! Sim, eu mandei fazer camisetas pra aniversariante e para nós, os pais. Assim elas foram entregues. Belo trabalho realizado pela  Rosana Noguerol , artesã e amiga aqui da minha cidade. Mas eu que sou uma pessoa muito inquieta, não ia ficar no básico. Aí... Olha o que eu sei fazer! Camiseta da Aimê  Cortei a gola, as mangas e a barra da camiseta. Também apliquei strass no cabelo da Elsa e coloquei algumas pedrinhas pra enfeitar. Minha camiseta Cortei a gola e a parte de traz da camiseta, deixando as costas mais cavadas; também cortei rente à barra. Fiz duas trancinhas de lã (com detalhe da mecha branca da personagem Anna), inspiradas na Quiane , colei-as sobre a trança da camiseta com cola tecido. Por fim, dobrei as mangas e costurei um acessório de strass. Camisetas lindas de viver!!! Amei o resultado. Karine, Aimê e Juliely (minha irmã quis se fantasiar de Anna e minha mãe tratou logo de faze

    9 ideias para decorar corredor estreito

    Praticamente todas as casas têm um corredor, seja ele pequeno ou não, largo ou estreito, que dá acesso aos quartos, que liga um cômodo ao outro. Aqui em casa o corredor dá acesso aos quartos e ao banheiro social, ele é pequeno, mede exatamente 5,55 metros por 0,98 cm de largura.  Há alguns meses apareceram umas rachaduras no teto e paredes do corredor e depois de repará-las eu fiquei com vontade de dar mais vida a este ambiente, porém sem gastar muito e sem fazer outra reforma. E a forma mais simples que consegui fazer, foi colocar os posteres fotográficos das crianças e quadro de recado com fotos da família. Solução que não me gerou nenhum gasto. Mas no futuro, quando for reformar a casa, pretendo adicionar alguns elementos que dão mais destaque ao corredor, como por exemplo uma boa iluminação.   Na foto acima, eu mostro o antes e depois do corredor da minha casa, em seguida, vem o vídeo da transformação.  Agora vamos ver as inpirações para deixar o seu corredor lindo e, mais importan