Olha o que eu sei fazer!: 5 dicas incríveis para fotografar os melhores momentos de sua viagem

21 março 2019

5 dicas incríveis para fotografar os melhores momentos de sua viagem

21 março 2019

5 dicas incríveis para fotografar os melhores momentos de sua viagem
foto: Engin_Akyurt on Pixabay
Uma viagem é sempre um marco importante em nossas vidas. Depois de planejar e viabilizar um roteiro, desfrutamos do direito de conhecer novos lugares, pessoas e culturas mundo afora. E é para manter esse período tão gostoso sempre vivo dentro da memória, que existe a fotografia: para registrar os melhores momentos da sua jornada. Mas não adianta nada conhecer paisagens incríveis, visitar lugares dignos de cenários de cinema e acabar tirando fotos que não fazem justiça à beleza do local. O interessante é aproveitar para tirar fotos inesquecíveis. Para isso, é preciso saber como aproveitar o máximo da sua câmera, mesmo que seja a do celular. A seguir, damos algumas dicas para você tirar fotos perfeitas durante a sua viagem. Truques básicos e simples, que vão fazer as suas fotografias parecerem profissionais - além de, é claro, eternizar de forma incrível os lugares por onde você passou. Confira! 

1. Conheça o seu aparelho 

5 dicas incríveis para fotografar os melhores momentos de sua viagem
imagem: Reprodução/Bily Brown - fonte: techtudo.com
Independentemente do aparelho que você usa para tirar fotos, é importante conhecer suas limitações; seja uma câmera profissional ou um celular. Câmeras profissionais possuem manuais que explicam e demonstram todas as features disponíveis no objeto. Fique de olho no que pode ser ajustado de forma manual, como ISO, balanço de brancos, exposição etc. Aproveite para configurar o tipo de resolução das fotos. Essas dicas também valem para quem fotografa com celular. Os aparelhos mais recentes possuem configurações avançadas que permitem os ajustes nos itens citados. Cuidado com a escolha da resolução de fotos e vídeos: geralmente, uma alta resolução ocupa grande espaço de memória. Certifique-se de que o seu aparelho suporta o armazenamento de fotos de qualidade durante o seu período de viagem. Se você tem uma câmera profissional e quer fazer sua estreia durante uma viagem espetacular, recomendamos o Curso online de Fotografia com Yre Sales. Com ele, você aprende os fundamentos básicos e essenciais para o início da sua caminhada na fotografia. Fotografias no modo manual, tipos de fotografia, conceitos de iluminação: é um curso que ensina tudo o que um fotógrafo profissional precisa saber sobre a arte.

2. Entenda a luz do ambiente 

5 dicas incríveis para fotografar os melhores momentos de sua viagem
Versalhes-FR - arquivo pessoal
Viagens geralmente pedem paisagens ao ar livre, certo? Observe o tipo de luz disponível no ambiente que você pretende fotografar e avalie se é possível usar a luz natural. Se não for viável, é necessário usar o flash. É importante saber que um objeto nunca deve ser fotografado de costas para uma fonte de luz. Isso faz com que ele não seja capturado com nitidez. Se o seu cenário te deixar sem opções, ative o flash para balancear a exposição. Mas lembre-se: o ideal é que o objeto fotografado esteja sempre de frente para a luz e que a fotografia seja tirada de frente para o objeto. 

3. Saiba como trabalhar com o foco 

5 dicas incríveis para fotografar os melhores momentos de sua viagem
imagem by free-photos on Pixabay
O foco é um item essencial para uma foto de qualidade. É ele que dá nitidez ao objeto principal da imagem a ser fotografada. Câmeras profissionais e celulares possuem ajustes de focos manuais e automáticos. Isso facilita a vida do fotógrafo, que pode escolher o foco de acordo com o ambiente. O uso do foco automático é indicado para fotos tiradas em movimento, em ambientes com boa iluminação e para vídeos. Já o foco manual é indicado para fotos de paisagem, ambientes com pouca luz e para realçar detalhes. Essas funções e adaptações podem ser feitas com maior êxito em uma câmera profissional. Se você dispõe de um celular para registrar a sua viagem, não tem problema. Os aparelhos mais atuais possuem câmeras poderosas, que substituem as profissionais sem grandes diferenças. Mas a arte da fotografia é a mesma, para além do objeto fotográfico escolhido. Então se você ainda quer aproveitar o máximo da sua câmera de celular para produzir fotos de tirar o fôlego durante a sua viagem, indicamos o Curso Completo de Fotografia Mobile. É online e você aprende todos os conceitos básicos da fotografia, como retratar paisagens de forma inusitada, as vantagens da fotografia mobile e conhece os aplicativos e ferramentas que vão potencializar ainda mais a câmera do seu celular. Garanta já a sua vaga.

4. Crie um cenário utilizando a regra do terço 

regra do terço
Amparo-SP - arquivo pessoal
Aproveitar os cenários em toda a sua intensidade é a parte mais legal de uma viagem! Isso também vale para a fotografia. Opte por paisagens originais e com cenários pouco poluídos, que contenham apenas o necessário para uma foto impactante e limpa. Aproveite também para posicionar o seu objeto de forma inusitada e tirar fotos originais. Depois da escolha do cenário ideal, é hora de enquadrar a foto. Para isso, você pode usar a regra dos terços. Ela divide o quadro, utilizando duas linhas horizontais e duas linhas verticais, formando uma “grade” na tela da sua câmera ou celular. Os pontos onde essas linhas se encontram são conhecidos como “ponto de ouro”, pois delimitam os locais para os quais os nossos olhos são atraídos naturalmente. Isso significa que uma foto centralizada não é a que posiciona o objeto no meio do quadro. Para ficar centralizado de verdade, ele deve ocupar algum desses quatro pontos. Moleza, né? A maioria das câmeras e celulares possuem o recurso da “grade”, basta ativá-lo!

5. Edite suas fotos 

fotografias editadas
Guarujá-SP - arquivo pessoal
Agora que você tem todos os insumos para tirar uma foto iluminada, com foco, centralizada e com o melhor cenário possível, nada mais te impede de registrar os melhores momentos da viagem de forma profissional! Quando voltar para casa, você pode matar saudades da viagem de uma forma muito especial: editando suas fotos para compartilhá-las com o mundo! Você pode usar recursos de edição do Instagram, mas também pode baixar inúmeros aplicativos e programas com essa função. A edição de fotos é feita principalmente para alterar contraste, brilho, saturação, entre outros aspectos da sua foto. E você pode deixá-las do jeito que quiser! Para quem leva a sério esse negócio de edição, indicamos o Curso de Photoshop - Do Básico ao Avançado. O curso ensina edição profissional, domínio no Photoshop e, claro, tudo o que é necessário para deixar as suas fotos perfeitas, para além daquelas funções básicas e intuitivas que todo mundo sabe fazer. Imperdível!

Postagem em pareceria com Udemy - cursos on line

Um comentário:

  1. Oi Karine, bom dia.... ótimas dicas, no momento só estou fotografando com o celular mas quero uma máquina semi-profissional, já estou paquerando uma, rsrsrs
    Amei a foto de Versalhes!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente!

Todos os direitos reservados © Desenvolvido por Lorena Alves