Olha o que eu sei fazer!: Crostata de polvilho

14 fevereiro 2020

Crostata de polvilho

14 fevereiro 2020

Olá, hoje venho trazer uma receita abrasileirada da crostata, cuja receita original é da Itália e, lógico, não leva polvilho na massa. A crostata original é uma espécie de torta doce, de massa podre, mas aqui no Brasil ficou conhecida como sendo uma espécie de pizza, com uma massa bem fininha e crocante servida como aperitivo, acompanhada ou não de patês e molhinhos.

Para os mais tradicionais, segue a receita de lascas de polvilho (crostata brasileira), que não deixa de ser uma massinha assada, bem fininha e crocante:


Obs.: A água fervendo estraga o fermento, por isso, é importante nunca colocar a água em temperatura muito alta nas receitas.


Depois de tudo misturado, fica assim, bem líquido.



Esse tempo de "descanso" vai inibir a fermentação excessiva da massa, deixando-a livre, leve e solta, ops, errei, deixando-a fininha, sequinha e levinha.


Quando você tirar a massa da geladeira, ela vai estar pesada, separada, os sólidos embaixo e os líquidos em cima. Mexa bem para encorpora tudo.

Unte levemente uma assadeira com óleo e espalhe a massa com a ajuda de uma concha, e pra facilitar levante a assadeira e vá virando-a para que a massa ocupe toda a sua área. 

Agora é a vez de dar sabor á massa: polvilhe o tempero de sua preferência: ervas finas, salsa, orégano, alecrim, sal grosso, queijo ralado... Use a imaginação.

Leve a assadeira ao forno baixo, preaquecido, até que a massa forme bolhas e fique douradinha.


Retire a massa da assadeira e quebre grosseiramente. Depois de esfriar, armazene em vasilhas herméticas (isto é se sobrar kkk).
Lembre-se de que quanto mais fina a massa, mais crocante ela fica.


Esta receita rende 6 assadeiras (2 grandes, 2 médias e 2 pequenas), eu fui usando as três retangulares que tinha em casa, mas caso queira, faz uma por uma, ou coloque em assadeira redonda mesmo. 

3 comentários:

  1. Oi Karine, eu não conhecia esta receita, vou fazer, depois te conto se comi tudo, ou se deixei um pouco para outro dia..kkkkk
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  2. Hummmm...parece delicioso, adorei!
    Abraço, Karine!

    ResponderExcluir
  3. Oi Karine... já vou copiar a receita, quero fazer agora para o Carnaval!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente!

Todos os direitos reservados © Desenvolvido por Lorena Alves