Para fazer um azeite aromatizado não precisa de muitos conhecimentos técnicos, é simples e fácil de fazer. Você pode, inclusive, usar o mesmo vidro do azeite para colocar o ingrediente que vai aromatizá-lo, por exemplo, o alecrim.
Neste caso, estes vidrinhos foram feitos para serem entregues como lembrancinha aos convidados do meu aniversário.
Escolha das embalagens (vidros)
A embalagem deve ser de vidro com tampa de rosca ou rolha.
Lave bem os vidros escolhidos, esterelizando-os com água fervente por, no mínimo, 1 minuto. Deixe-os secar muito bem, não pode haver umidade alguma, para evitar a formação de fungos e bactérias.
Escolha dos ingredientes
ramos de alecrim
Prefira o azeite virgem com acidez entre 0,9 e 2%, pois a versão extravirgem vai deixar o azeite com sabor acentuado.
Preparação
Lave os raminhos de alecrim e deixe-os escorrer. Depois de seco, coloque-os no micro-ondas por 20 segundos, sobre uma folha de papel toalha ou guardanapo de papel, isso ajudará eliminar os requícios de água e a liberar os aromas.
Aqueça o azeite, sem deixar ferver. Coloque os raminhos dentro dos vidros e acrescente o azeite quente. Deixe os vidros abertos para que esfriem por completo. A seguir, tampe os vidros e guarde-os em local fresco.
O toque final fica por conta da tag e com barbante, sisal ou fitra de cetim... Também fica muito legal fazer etiquetas personalizadas para os vidros.
- pimenta rosa: macere as pimentas para liberarem o sabor;
- alho: levemente macerado e com casca.
- limão siciliano: usar a casca amarela;
- gengibre: fatias finas.
Observarção: As versões com ingredientes in natura, como o limão e o gengibre devem ser consumidos, preferencialmente, no mesmo dia, para que não haja proliferação bactérias.
👄Ҝ
Oi Karine... além de delicioso, fica muito gostoso!!!
ResponderExcluirBeijos!!!