27 agosto 2019

Lavanda ou Alfazema?

27 agosto 2019

Eu, na minha pequena ignorância, tinha certeza de que lavanda e alfazema eram sinônimos, kkk puro engano. São plantas do mesmo gênero, porém, não são da mesma espécie.

qual a diferença entre lavanda e alfazema
fonte: Pinterest
Na aparência são muito parecidas, tanto nas cores que variam do azul ao lilás, quanto no formato das flores que formam cachinhos parecidos com espigas. O que as diferencia é o odor canforado da alfazema que é muito mais forte.
Mas, tirando estes detalhes científicos e muito específicos, podemos sim, popularmente, tratá-las como sinônimos, pois as plantas têm as mesmas finalidades. Ufa. 😅

O nome lavanda origina-se do termo latim lavandus, que significa lavar, ou seja, está ligado à limpeza (👀 será que é por isso que eu gosto tanto desse cheirinho?). Por isso, é muito utilizada para purificar a energia de pessoas e de ambientes. De odor agradável, é indicada para acalmar pessoas muito agitadas, irritadas, ansiosas e tensas (eu 🙋)


qual a diferença entre lavanda e alfazema?

Sou apaixonada pelo cheirinho calmante da lavanda (ou alfazema) e há muito tempo tenho usado, somente para dormir, um body splash (colônia ou água de cheiro) dessa fragrância, devido as propriedades calmantes.

qual a diferença entre lavanda ou alfazema?

Atualmente estou com um aromatizador de ambiente na minha mesinha de cabeceira, o que tem me proporcionado um agradável bem estar no momento de dormir. Já cheguei a borrifar o meu body splash nos lençóis só pra ficar o cheiro no quarto.


planta de lavanda
presente para uma amiga
Ainda para algumas crenças, a planta, devido a sua coloração, pode trazer harmonia e paz ao ambiente onde é colocada.

Momento Olha o que eu sei fazer:

Sachê de lavanda para bons sonhos

Vamos fazer um sachê, rapidinho, pra colocar no travesseiro.
sachê de lavanda para colocar no travesseiro
sachê de lavanda (alfazema)
1- materiais: flores secas de alfazema; retalhos de tecido, tesoura e cola de silicone (ou cola tecido);
2- corte um pedaço de tecido (10 X15 cm);
3- passe cola nas bordas do tecidos e coloque um punhado de flores secas de alfazema em um das extremidades;
4- dobre o tecido ao meio unindo as bordas;
5- com uma tesoura de picotar recorte toda a extremidade do sachê para fazer um acababendo bonitinho;
6- coloque o sachê entre o travesseiro e a fronha e tenha bons sonhos!


flores de alfazema para chá
flor de alfazema - R$10,00 cada 100g
O chá tem propriedades calmantes e ansiolíticas, também promete ajudar com problemas digestivos, dores musculares, dores de cabeça e insônia.

Chá de alfazema

200 ml de água fervente
1 colher (sopa) de alfazema (flores secas)
Coloque uma colher das flores secas de alfazema numa xícara de água fervente. Abafe e espere por 5 minutos. Coe, adoce a gosto e tome quentinho.
Eu coloco as flores num infusor e não adoço. Também gosto de dar uma macerada nas florzinhas antes de colocar na água, pra soltar o aroma.

É o óleo, tanto da lavanda quanto da alfazema, que é utilizado na perfumaria, na indústria de produtos de limpeza, para fins medicinais e até na culinária.


pousada em Monte Verde-MG
Pousada Casa Europa - Monte Verde-MG
No Brasil, a planta é mais conhecida como lavanda, enquanto que, em Portugal, é chamada de alfazema.
Podemos encontrar a lavanda em algumas regiões do Brasil, no entanto, o local produtor mais conhecido hoje é a cidade de Cunha-SP, na serra da Mantiqueira, onde existe um grande lavandário, para onde eu pretendo ir muito em breve (kkk).


Um comentário:

  1. Oi Karine... eu também amo esse cheirinho de lavanda, meu sonho é conhecer uma plantação... anotado a ideia da cidade de Cunha!!!
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente!

Todos os direitos reservados © Desenvolvido por Lorena Alves