Pular para o conteúdo principal

Lavanda ou Alfazema?

Eu, na minha pequena ignorância, tinha certeza de que lavanda e alfazema eram sinônimos, kkk puro engano. São plantas do mesmo gênero, porém, não são da mesma espécie.

qual a diferença entre lavanda e alfazema
fonte: Pinterest
Na aparência são muito parecidas, tanto nas cores que variam do azul ao lilás, quanto no formato das flores que formam cachinhos parecidos com espigas. O que as diferencia é o odor canforado da alfazema que é muito mais forte.
Mas, tirando estes detalhes científicos e muito específicos, podemos sim, popularmente, tratá-las como sinônimos, pois as plantas têm as mesmas finalidades. Ufa. 😅

O nome lavanda origina-se do termo latim lavandus, que significa lavar, ou seja, está ligado à limpeza (👀 será que é por isso que eu gosto tanto desse cheirinho?). Por isso, é muito utilizada para purificar a energia de pessoas e de ambientes. De odor agradável, é indicada para acalmar pessoas muito agitadas, irritadas, ansiosas e tensas (eu 🙋)


qual a diferença entre lavanda e alfazema?

Sou apaixonada pelo cheirinho calmante da lavanda (ou alfazema) e há muito tempo tenho usado, somente para dormir, um body splash (colônia ou água de cheiro) dessa fragrância, devido as propriedades calmantes.

qual a diferença entre lavanda ou alfazema?

Atualmente estou com um aromatizador de ambiente na minha mesinha de cabeceira, o que tem me proporcionado um agradável bem estar no momento de dormir. Já cheguei a borrifar o meu body splash nos lençóis só pra ficar o cheiro no quarto.


planta de lavanda
presente para uma amiga
Ainda para algumas crenças, a planta, devido a sua coloração, pode trazer harmonia e paz ao ambiente onde é colocada.

Momento Olha o que eu sei fazer:

Sachê de lavanda para bons sonhos

Vamos fazer um sachê, rapidinho, pra colocar no travesseiro.
sachê de lavanda para colocar no travesseiro
sachê de lavanda (alfazema)
1- materiais: flores secas de alfazema; retalhos de tecido, tesoura e cola de silicone (ou cola tecido);
2- corte um pedaço de tecido (10 X15 cm);
3- passe cola nas bordas do tecidos e coloque um punhado de flores secas de alfazema em um das extremidades;
4- dobre o tecido ao meio unindo as bordas;
5- com uma tesoura de picotar recorte toda a extremidade do sachê para fazer um acababendo bonitinho;
6- coloque o sachê entre o travesseiro e a fronha e tenha bons sonhos!


flores de alfazema para chá
flor de alfazema - R$10,00 cada 100g
O chá tem propriedades calmantes e ansiolíticas, também promete ajudar com problemas digestivos, dores musculares, dores de cabeça e insônia.

Chá de alfazema

200 ml de água fervente
1 colher (sopa) de alfazema (flores secas)
Coloque uma colher das flores secas de alfazema numa xícara de água fervente. Abafe e espere por 5 minutos. Coe, adoce a gosto e tome quentinho.
Eu coloco as flores num infusor e não adoço. Também gosto de dar uma macerada nas florzinhas antes de colocar na água, pra soltar o aroma.

É o óleo, tanto da lavanda quanto da alfazema, que é utilizado na perfumaria, na indústria de produtos de limpeza, para fins medicinais e até na culinária.


pousada em Monte Verde-MG
Pousada Casa Europa - Monte Verde-MG
No Brasil, a planta é mais conhecida como lavanda, enquanto que, em Portugal, é chamada de alfazema.
Podemos encontrar a lavanda em algumas regiões do Brasil, no entanto, o local produtor mais conhecido hoje é a cidade de Cunha-SP, na serra da Mantiqueira, onde existe um grande lavandário, para onde eu pretendo ir muito em breve (kkk).


Comentários

  1. Oi Karine... eu também amo esse cheirinho de lavanda, meu sonho é conhecer uma plantação... anotado a ideia da cidade de Cunha!!!
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Karine,
    Eu jurava que eram a mesma coisa!
    Eu adoro Lavanda. Gosto muito da colônia da Avatin.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ideal and Lowest priced Jabodetabek Individual Coaching, the personnel and tutors are available to your property, collection your own study timetable and might choose just about any field with examine ... click https://bimbel-calistung.netlify.app/les-privat-calistung-alam-sutera.html for further

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhinhas - mini livro de oração

Lembrancinha para Batizado Em meio às festas de fim de ano, misturadas com o peru e a farofa, apareceram umas ovelhinhas... Sim, ovelhinhas, este foi o tema das lembrancinhas do batizado do meu sobrinho, do qual eu fui madrinha, ocorrido no dia 23 de dezembro (2018). Disponibilizo abaixo, para download gratuito, o modelo de mini livro de orações. Aqui mostro o livrinho com a capa impressa para o batizado do Samuel, mas para o modelo para download eu deixo em branco, assim fica mais fácil para fazer edição. capa - download página 1 - download pág. 2 - download pág. 3 - download pág. 4 - download A capa foi impressa num papel mais grossinho e as demais páginas, no papel sulfite (frente e verso) e tudo em impressora jato de tinta comum. Recortei a capa um pouco maior, centralizei as folhas e grampeei, como mostra a imagem abaixo. Pronto! Embalei o livrinho e o marca página juntos num saquinho de celofane, prontos para agradar os convidad

9 ideias para decorar corredor estreito

Praticamente todas as casas têm um corredor, seja ele pequeno ou não, largo ou estreito, que dá acesso aos quartos, que liga um cômodo ao outro. Aqui em casa o corredor dá acesso aos quartos e ao banheiro social, ele é pequeno, mede exatamente 5,55 metros por 0,98 cm de largura.  Há alguns meses apareceram umas rachaduras no teto e paredes do corredor e depois de repará-las eu fiquei com vontade de dar mais vida a este ambiente, porém sem gastar muito e sem fazer outra reforma. E a forma mais simples que consegui fazer, foi colocar os posteres fotográficos das crianças e quadro de recado com fotos da família. Solução que não me gerou nenhum gasto. Mas no futuro, quando for reformar a casa, pretendo adicionar alguns elementos que dão mais destaque ao corredor, como por exemplo uma boa iluminação.   Na foto acima, eu mostro o antes e depois do corredor da minha casa, em seguida, vem o vídeo da transformação.  Agora vamos ver as inpirações para deixar o seu corredor lindo e, mais importan

PAREDE DE TIJOLINHO DE GESSO (BRICK) - tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua

  Eu também fui "picada" pela famosa parede brick , ou seja, aquela parede de tijolinhos de gesso rústicos e aparentes, vista com frequência nas páginas de decoração e faça-você-mesmo do Instagran. Claro que essa parede não passaria por aqui despercebida.  Tudo começou com a compra da forma feita de 100% de silicone, que contém quatro moldes de tijolinhos, medindo 20 x 5 cm cada um.  A internet oferece uma gama de fornecedores, com preços variados e se você morar num grande centro, pode ter a sorte de encontrar na sua própria cidade e livrar-se da despesa com o frete. Eu comprei a minha forma na plataforma do Mercado Livre.  Material usado para a fabricação de 4 tijolos (quantidade da minha forma) : - 500 ml de água - 500 g de gesso - 1 colher (sopa) de sal Vídeo explicativo logo abaixo Como eu comprei somente uma forma, fazia 4 tijolinhos por vez. Mas para acelera o processo de secagem do gesso, incorporei o sal na mistura. Portanto, pra quem pergunta, para que serve o sal?