Pular para o conteúdo principal

Chile em junho

aniversário no Chile

Este ano, em junho, eu completei 40 anos e foi em grande estilo. Fiz uma viagem para o Chile com o meu marido, só nós dois. Foram cinco dias de muito frio e muito vinho, do jeitinho que eu sempre quis 💗. 

Fomos "por conta", como dizemos aqui no interior: comprei as passagens aéreas e alugamos o apartamento pela internet, sem intervenção de agência. Os passeios, compramos com um guia turístico que morou aqui na minha cidade e por whatsApp me deu todo suporte (Xile Tour - fica a dica!)

Meu foco e maior interesse eram as vinícolas, consegui conhecer três, todas nos arredores de Santiago, a Concha Y Toro, Cousino Macul e Undurraga, em todas fizemos o tour tradicional com direito a uma taça e degustação de três tipos de vinho.

Vinícola Concha Y Toro

Vinícola Concha y Toro
Concha y Toro
A maior e mais visitada vinícola do Chile. O tour foi em espanhol, mas a guia Macarena se esforçou bastante para se fazer entender. Inicia-se pelo jardim da antiga residência da família de Dom Melchor, fundador da vinícola. A paisagem é linda, fomos no final da tarde e o entardecer nos vinhedos é lindo demais.
Passamos pelos vinhedos (ou melhor, apenas um jardim de variedades), que nessa época do ano estão "secos", adormecidos, depois fomos para a bodega, onde conhecemos a lenda do Casillero del Diablo. Por fim, passamos pela loja da fábrica, cujos preços não estavam nada agradáveis. A degustação foi feita em várias etapas durante o tour.

Considerações: é uma vinícola que está voltada para o turista, tem muita gente, os grupos são grandes e as explicações são bem rápidas.  

Vinícola Cousiño Macul

vinícola Cousiño Macul
Cousiño Macul
Das três vinícolas visitadas, a Cousiño Macul foi a minha preferida, fiquei encantada com a qualidade do vinho e com a  atenção dada pela guia Luz. A vinícola é pequena e a paisagem não é deslumbrante como a da concorrente Concha y Toro, mas os detalhes nos encantou.
Passamos pelos gigantes toneis onde ficam os melhores vinhos e pelo atuais de aço inox, onde ficam os vinham que não precisam de maturação. Nos foi apresentado alguns objetos antigos e adega particular do proprietário da vinícola (mas esta a gente só viu de longe). 
Diferentemente da vinícola anterior, as parreiras de uva ficaram por último e como em todas as vinícolas terminamos na loja.
Os tours são diferenciados, você pode escolher fazer um passeio de bicicleta ou fazer um tour com degustação de seis rótulos de vinho, queijos e frutas secas, cada qual com o seu preço (né).



Undurraga

Vinícola Undurraga
Undurraga
Fomos recepcionados por um guia muito engraçado, chamado Germán, que se intitulou como sendo primo do Augustinho Carrara. Durante todo o tour, muito bem explicado, o guia fazia piadas o que foi descontraindo e entrosando a turma.
Iniciamos pelo jardim, parreiras, canteiro com várias espécies de uvas, bodega, um pequeno museu com fotos e utensílios da tribo indígena que deu origem ao nome da vinícola e, por fim, a degustação. Por último, a lojinha, onde compramos até azeite e balinhas.
Detalhe: a roseira no início da parreira é para prevenir pragas. a primeira vez que vi isso, foi na Vinícola Casa Geraldo, em Minas Gerais.

Conselho: Não faça duas vinícolas no mesmo dia; por mais que você goste de vinho, é cansativo. No final da degustação eu já estava com refluxo (kkk).

Resumo em poucas fotos:

bairro Bellavista
Bairro Bellavista
Santiago - Chile

casa de Pablo Neruda
La Chascona - Casa de Pablo Neruda

Farelones
Vila Farellones
Chile - Vila de Farellones
Farellones

Vale Nevado
Vale Nevado
Vale Nevado
Vale Nevado

Valparaiso
Valparaíso-Chile
Valparaiso no Chile
Valparaíso - Chile

Castelo Wulff
Castelo Wulff - Viña del Mar
Viña del Mar no Chile
Viña del Mar
  Voltarei ao Chile, com certeza! Outras vinícolas me esperam e tenho muito mais pra conhecer.

PS. terá um post só das comidinhas e restaurantes.

Comentários

  1. Oi Karine... que delícia de viagem, as fotos ficaram lindas. Obrigada pela dica do guia turístico, queremos conhecer a neve me breve!!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Nada como realizar sonhos e com vinho, melhor ainda!!
    Lindas fotos! Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhinhas - mini livro de oração

Lembrancinha para Batizado Em meio às festas de fim de ano, misturadas com o peru e a farofa, apareceram umas ovelhinhas... Sim, ovelhinhas, este foi o tema das lembrancinhas do batizado do meu sobrinho, do qual eu fui madrinha, ocorrido no dia 23 de dezembro (2018). Disponibilizo abaixo, para download gratuito, o modelo de mini livro de orações. Aqui mostro o livrinho com a capa impressa para o batizado do Samuel, mas para o modelo para download eu deixo em branco, assim fica mais fácil para fazer edição. capa - download página 1 - download pág. 2 - download pág. 3 - download pág. 4 - download A capa foi impressa num papel mais grossinho e as demais páginas, no papel sulfite (frente e verso) e tudo em impressora jato de tinta comum. Recortei a capa um pouco maior, centralizei as folhas e grampeei, como mostra a imagem abaixo. Pronto! Embalei o livrinho e o marca página juntos num saquinho de celofane, prontos para agradar os convidad

9 ideias para decorar corredor estreito

Praticamente todas as casas têm um corredor, seja ele pequeno ou não, largo ou estreito, que dá acesso aos quartos, que liga um cômodo ao outro. Aqui em casa o corredor dá acesso aos quartos e ao banheiro social, ele é pequeno, mede exatamente 5,55 metros por 0,98 cm de largura.  Há alguns meses apareceram umas rachaduras no teto e paredes do corredor e depois de repará-las eu fiquei com vontade de dar mais vida a este ambiente, porém sem gastar muito e sem fazer outra reforma. E a forma mais simples que consegui fazer, foi colocar os posteres fotográficos das crianças e quadro de recado com fotos da família. Solução que não me gerou nenhum gasto. Mas no futuro, quando for reformar a casa, pretendo adicionar alguns elementos que dão mais destaque ao corredor, como por exemplo uma boa iluminação.   Na foto acima, eu mostro o antes e depois do corredor da minha casa, em seguida, vem o vídeo da transformação.  Agora vamos ver as inpirações para deixar o seu corredor lindo e, mais importan

PAREDE DE TIJOLINHO DE GESSO (BRICK) - tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua

  Eu também fui "picada" pela famosa parede brick , ou seja, aquela parede de tijolinhos de gesso rústicos e aparentes, vista com frequência nas páginas de decoração e faça-você-mesmo do Instagran. Claro que essa parede não passaria por aqui despercebida.  Tudo começou com a compra da forma feita de 100% de silicone, que contém quatro moldes de tijolinhos, medindo 20 x 5 cm cada um.  A internet oferece uma gama de fornecedores, com preços variados e se você morar num grande centro, pode ter a sorte de encontrar na sua própria cidade e livrar-se da despesa com o frete. Eu comprei a minha forma na plataforma do Mercado Livre.  Material usado para a fabricação de 4 tijolos (quantidade da minha forma) : - 500 ml de água - 500 g de gesso - 1 colher (sopa) de sal Vídeo explicativo logo abaixo Como eu comprei somente uma forma, fazia 4 tijolinhos por vez. Mas para acelera o processo de secagem do gesso, incorporei o sal na mistura. Portanto, pra quem pergunta, para que serve o sal?